Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

Produto é capaz de inibir o crescimento do tumor

Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo. De acordo com jornal oficial Trabajadores, que fez o anúncio nesta segunda-feira (10), mais de mil pacientes já estão em tratamento com a vacina nomeada CimaVax EGF.

A responsável pelo projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular (CIM) de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma “doença crônica controlável”.

Gisela explica que a CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos.

– A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explicou que, como o organismo tolera “aquilo que é seu” e reage contra “o estranho”, foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.

Além disso, a vacina pode ser utilizada como um tratamento “crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente”. A pesquisadora declarou que, após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF “progride” em outros países. Os médicos agora esperam poder utilizar a vacina para tratar outros tumores, como os de próstata, útero e mamas.

Ipsis litteris do post original no site do R7! »

Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

29 pensamentos em “Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão”

  1. Olá Anabela, obrigada por visitar nosso site!
    Olha, aconselho você procurar seu oncologista e conversar com ele.
    Precisa saber se seu caso é aconselhável tomar a vacina.
    Acredito que em Cuba você deverá passar por uma avaliação também, mas oriente-se com seu médico.
    Só ele poderá explicar melhor sobre isso e te aconselhar, ok?
    Espero tê-la ajudado. Venha dar notícias.
    Boa sorte,
    Flávia

  2. Ola Flavia,tenho amigo proximo que tem cancer de pulmao,por isso gostaria de saber de alguma informacao, de quando esta vacina estara disponivel no Brasil!

    Muito obrigado!

  3. Boa tarde,

    Esta vacina existe mesmo? Se sim quero telefone e enderço p/marcar uma consulta. Pois tenho cancer de pulmão desde Agosto/10 ja fiz 07 quimioterapias e não vejo melhoras e sim sofrimento. Me ajude por favor.

  4. Cleide, essa vacina existe sim!!
    O problema é que ela existe em Cuba!
    Acredito que deverá ser distribuída entre os países, mas isso é a longo prazo.
    A não ser que você queira ir até Cuba, marcar uma consulta com um oncologista de lá e pedir pra tomar a vacina que, claro, terá de ter um acompanhamento.
    Essa notícia é “fresquinha”, ou seja, foi divulgada em janeiro/11. Temos muito chão pela frente, até que ela seja distribuída em todos os países, além de necessitarmos da aprovação da OMS que, sabemos, é lá dos USA (United Obama’s and Bush’s States! rsrs) e eles, que mantém o embargo a Cuba, jamais aceitarão estar atrás dos amigos revolucionários. Em outras palavras, isso é briga de cachorro grande.
    O caminho a percorrer é longo, mas acredito que futuramente, teremos a vacina por aqui. Por enquanto, o caminho é ir até lá mesmo. Infelizmente!

  5. Oi Gilson, eu não tenho a menor idéia de quando a vacina estará disponível no Brasil.
    Essa vacina é um grande avanço da medicina, mas ela foi feita em Cuba. Os governos dos países ditos de primeiro mundo, fazem embargo a Cuba e, lógico, a OMS deve sofrer uma pressão grande desses países pra não aprovar ou demorar muuuuuito pra aprovar e começar a distribuição pro resto do mundo.
    Infelizmente a política vem muito antes de qualquer interesse do povo.
    Pra ter acesso a essa vacina, pelo menos por enquanto, só indo a Cuba.
    Estou aguardando alguns contatos me passarem mais informações, mas por enquanto, nada de novo.
    Tranqüilizo você e os demais leitores que, na hora que tiver uma informação mais precisa, postarei um novo tópico, ok?
    Espero que seu amigo se cure logo. Tô na torcida, viu?

  6. Boa Tarde Flávia!
    Minha mae descobriu recentemente um cancer de pulmoes e fiquei com esperanças de cura dela depois q li essa materia sobre a vacina, mais nao sei nem por onde começar , como faço pra encontrar e marcar consulta com um medico em cuba? Seria muito caro?

    Obrigada pela atenção.

  7. Oi Marcia, sinceramente não tenho idéia de como faz.
    O ideal é perguntar pro médico da sua mãe, se informar no hospital ou clínica onde se trata.
    Nem sei se em Cuba eles atendem estrangeiros. Claro, acredito que eles não neguem tratamento a ninguém, mas não sei como funciona mesmo.
    Acredito que seja necessário mais de uma dose da vacina. Pois a própria reportagem diz que primeiro se faz o tratamento e depois acompanha com a vacina.
    Tudo ainda é muito novo e a imprensa não noticiou mais nada.
    Tenho consulta marcada com meu oncologista pro dia 10/05. Vou me informar com ele e depois volto pra dar notícias.
    Por enquanto, não tenho mais informações, ok?

    Vamos ter fé de que isso seja acessível a todos, em breve!

  8. Boa noite a todos! Flávia, por gentileza, se vc me permite fazer um comentário. Tenho um tio muito próximo com Cancer de Pulmão, e fui atrás dessa Vacina, tanto em Cuba como no Peru.Para trazer essa vacina para o Brasil, ainda não está permitida, pois não foi reconhecida em nosso país. Entrei em contato com alguns Cubanos que me passaram o laboratório responsável no Peru, na verdade o tratamento inicia-se com uma dose, após 14 dias a segunda dose, após 30 dias a terceira dose e após 30 dias da terceira aplica-se a quarta dose.Entrei em contato com um Oncologista peruano que faz esse tratamento, o paciente passa por uma consulta para valiação geral e após isso inicia-se o tratamento.

  9. Olá Clovis, boa noite!
    Muito obrigada por trazer essas informações pra gente.
    Acredito que vai esclarecer as dúvida de muitos.
    Você teria informações sobre o valor? A pessoa teria de fazer algumas sessões de quimio antes?
    Estive há alguns dias com meu oncologista e ele disse que, por enquanto, não há nenhuma informação oficial dos órgãos de saúde, sejam do Brasil ou internacionais, então, por hora, não há como informar ou recomendar.
    Por enquanto, só o que tivemos foi o burburinho da mídia no início do ano, mas depois parou.
    Te agradeço demais por vir aqui nos auxiliar com essas informações. Se tiver algo a mais, não deixe de vir aqui contar pra gente, tá bem?
    Muito obrigada mesmo!
    Ótima semana pra você e melhoras para seu tio.
    Flávia

  10. Boa noite Flávia,tudo bem?

    Flávia, esse tratamento com a Vacina só se inicia, após o paciente ter feito todas as sessões de Quimioterapia, e em alguns casos quando necessário após as sessões de Radioterapia.

    O paciente só pode tomar a primeira dose da Vacina, após 28 dias da última sessão de quimioterapia ou radioterapia. O valor que me passaram é de USD4000.00( Quatro mil dólares), cada dose, mais a consulta com um Oncologista peruano, que fica em torno de USD50,00( Cinquenta Dólares).
    Fiz uma longa pesquisa a respeito dessa Vacina, e pelo o que pude ver, é que além de Cuba, esse tratamento está sendo feito no Peru,Malásia e Canadá. Entrei em contato com a Dra. Gisela, que é a Coordenadora chefe desse projeto,pois em Cuba essa Vacina está sendo aplicada sem custo para cidadãos Cubanos, e estou questionando-a, a respeito da política do país para tratamento de saúde sem custo para estrangeiros.

    Recebi um e-mail de uma pessoa que é esposa de um médico Cubano, que tem um parente que fez esse tratamento, só que o Câncer dele era na próstata, e o tratamento está sendo muito bem sucedido para ele.

    Fernanda, é importante salientar que essa Vacina não elimina a doença, ela faz a doença estacionar e não espalhar para outros lugares, e além disso, ajuda a eliminar fortes dores.

    Fernanda, fico a sua disposição para as informações que estiver a meu alcance, agradeço de coração pela oportunidade de compartilhar esse valioso espaço com os demais leitores,agradeço também pelo voto de melhoras para meu tio, e que Deus continue te dando forças para tocar esse lindo projeto.

    Um abraço;

    Clovis Campos

  11. Boa noite Flávia,tudo bem?

    Flávia, esse tratamento com a Vacina só se inicia, após o paciente ter feito todas as sessões de Quimioterapia e Radioterapia.

    O paciente só pode tomar a primeira dose da Vacina, após 28 dias da última sessão de quimioterapia ou radioterapia. O valor que me passaram é de USD4000.00( Quatro mil dólares), cada dose, mais a consulta com um Oncologista peruano, que fica em torno de USD50,00( Cinquenta Dólares).
    Fiz uma longa pesquisa a respeito dessa Vacina, e pelo o que pude ver, é que além de Cuba, esse tratamento está sendo feito no Peru,Malásia e Canadá. Entrei em contato com a Dra. Gisela, que é a Coordenadora chefe desse projeto,pois em Cuba essa Vacina está sendo aplicada sem custo para cidadãos Cubanos, e estou questionando-a, a respeito da política do país para tratamento de saúde sem custo para estrangeiros.

    Recebi um e-mail de uma pessoa que é esposa de um médico Cubano, que tem um parente que fez esse tratamento, só que o Câncer dele era na próstata, e o tratamento está sendo muito bem sucedido para ele.

    Fernanda, é importante salientar que essa Vacina não elimina a doença, ela faz a doença estacionar e não espalhar para outros lugares, e além disso, ajuda a eliminar as fortes dores.

    Fernanda, fico a sua disposição para informações que estiver a meu alcance, agradeço de coração pela oportunidade de compartilhar esse valioso espaço com os demais leitores,agradeço também pelo voto de melhoras para meu tio, e que Deus continue te dando forças para tocar esse lindo projeto.

    Um abraço;

    Clovis Campos

  12. Clóvis, muito obrigada mesmo pelas informações.
    Certamente irá ajudar muitos leitores a esclarecer as dúvidas.
    Bom saber sobre o custo, sobre o tratamento e o objetivo da vacina.
    Estou certa de que foi dado um passo importante e que logo, ela terá mais avanços e será reconhecida pela OMS.
    Agradeço de coração o auxílio e peço que, por favor, sempre que obtiver mais informações, traga pra gente, ok?
    Obrigada ainda pelo voto de confiança. Tenho certeza de que Deus me ajuda muito nesse projeto e me dá a luz que necessito pra auxiliar à todos os que me procuram nessas horas mais difíceis na vida de um paciente com câncer.
    Somos mais felizes pela medicina estar tão avançada e logo nos trará a cura definitiva!
    Fique com Deus, amigo.
    Um abraço,
    Flávia

  13. Boa tarde,

    Estou a escrever desde Portugal e gostaria de saber se será possível essa vacina ser enviada para fora do País.
    Sei que desde Cuba não é possível, no entanto no Perú poderia ser diferente.

    Agradecia que me informassem se possível. O meu pai encontra-se muito mal e penso que essa vacina poderia ajuda-lo.

    Um abraço,
    Ana

  14. Olá Ana, é um prazer receber uma visita vindo de tão longe!! 🙂

    Olha só, acho que você leu os comentários desse texto, por isso mencionou o Peru, certo?
    Muito bem, acredito eu que ninguém enviará a vacina, pois é necessário um acompanhamento médico.
    Pelo que entendi, é necessário passar pelo oncologista, depois fazer todas as sessões de quimio e só então, passar a tomar as doses da vacina.
    O oncologista deverá acompanhar o caso de perto, até pra poder administrar a dosagem certa e no tempo necessário.

    Seria interessante você informar-se com médicos de Portugal para ver se eles já estão pesquisando sobre a vacina por aí ou se receberão algumas doses pra fazer testes com pacientes.

    Como você viu, ela só está em Cuba, Peru e Canadá. Este último, sendo um país de primeiro mundo, pode ser que dê o aval logo e a OMS passe a distribuir o medicamento pra todos os países. Vamos torcer por isso!

    Um abraço pra você, fique com Deus e melhoras para seu pai.
    Flávia

  15. Boa noite Flávia e demais leitores.

    Conforme comentei anteriormente, fiz várias pesquisas a respeito, inclusive para trazer essa vacina ao Brasil, pois meu tio está debilitado e não seria recomendado viajar até o Peru.

    Para traze-la a qualquer país, somente é possível se seu Oncologista, preencher uma ficha fornecida pelo laboratório responsável, com o CRM dele e demais informações do acompanhamento do tratamento, mas porém, o maior problema é que os países que ainda não reconhecem esse tratamento, dificilmente algum médico vai se responsabilizar e fornecer o seu CRM para traze-la para Portugal, por exemplo, vai depender muito de seu médico. Eu tenho a ficha que o laboratório responsável fornece, se ajudar, poderei retransmitir, meu e-mail: cloviscbcampos@gmail.com, pois eu reenvio.

    Flávia, mais uma vez muito obrigado, um ótimo final de semana, e que Deus continue te abençoando muito.

  16. ESTA VACINA QUE CUBA REGISTROU COM CERTEZA É A ESPERANÇA DE PORTADORES DE CANCER DE PULMAO, EU GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM MAIS INFORMAÇOES DO MEDICAMENTO VIDATOX TAMBÉM DE CUBA, QUE É FEITO DO VENENO DO ESCORPIAO AZUL, ESTE MEDICAMENTO É PARA CA DE MAMA. GOSTARIA DE SABER SE CUBA JÁ ESTÁ VENDENDO POR LÁ.
    OBRIGADA

  17. Oi Débora, tudo bem com você?
    Como está indo seu tratamento?
    Olha, infelizmente não há uma fórmula mágica pra que a doença não volte mais. Aliás, nem pra que ela nunca apareça, né?
    O que eu te aconselho é, em primeiro lugar, seguir à risca tudo o que o seu médico indicar e também a levar uma vida saudável.
    Alimentar-se corretamente e com coisas saudáveis, praticar exercícios regularmente (sempre sob a orientação do médico) e ser feliz.
    A melhor receita da vida é a felicidade. Só ela mantém nossas células saudáveis, certo?
    Pratique bons hábitos alimentares e saudáveis e não fique pensando se a doença vai voltar. Apenas viva todos os dias com a certeza de que você venceu.
    Fé em Deus e confiança em si mesma, sempre, ok?
    Felicidades pra você e muita, muita saúde, sempre!
    Beijão,
    Flávia

  18. Leny, infelizmente não temos muitas informações vindas de Cuba.
    Temos apenas o que a mídia daqui resolve noticiar.
    Tenho tentado fazer contato com algum cubano, através de conhecidos que tenho aqui no Brasil e que têm amigos por lá, mas não é tão simples como gostaríamos que fosse.
    O mundo ainda pinta Cuba como a ovelha negra do planeta. Infelizmente não sabem reconhecer que em matéria de medicina, eles estão anos luz à frente do restante do mundo.
    Quando eu tiver novas informações, postarei no site.
    Obrigada pela visita e sinta-se à vontade para trazer informações quando tiver.
    Um abraço,
    Flávia

  19. meu marido tem cancer de pulmao e gostaria de receber mais imformacoes sobre a vacina que deus ilumine todos para que tenhamos bons resultados e que ela chegue logo no brasil um abraco

  20. PARA QUEM ESTA DOENTE ,OU CONVIVE COM ALGUÉM DOENTE, ESSA NOTÍCIA É MARAVILHOSA . VAMOS TORCER P/ CHEGAR LOGO A TODOS.

  21. Tenho um familiar, com C.A. de pulmão , mas as informações que temos è que o tratamento è paleativo por apenas alguns meses(de 10 a 12 meses de sobrevida) ,serà que alguem tem informações precisas se isto è verdade ,ou se pode ser feito por mais tempo….

  22. Ola, tenho uma pessoa próxima que tem enfizema. Ela poderia tomar esta vacina?
    Vc ouviu falar de alguma vacina para parar de fumar?

    Obrigada!

  23. EU TENHO CANCER DE PULÃO HÁ UM ANO ESTOU EM TRATAMENTO QUIMIOTERAPICO. ESPERO A CURA PARA TODOS NÓS QUE TEMOS CANCER DE PULMÃO.
    QUE DEUS ABENÇOE TODOS NÓS.

  24. Oi!flavia eu queria saber de vc .o meu marido tem câncer. De pulmão de alto grau. Já fez radio eu esto tentando essa vacina vc sabe si um medico cubana que esteja aqui no brasil pode ajudar a cocigui enviar pra cá ou não tem como
    porque eu pesquizei que ela e muito boa vc tem alguém que já uzo obrigado …

  25. Olhar a cura eu não espero mais uma vida estável meu esposo trata desde 2011 poriço procuro uma maneira de concegui trazer pra cá vc e fio de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *