Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama

Mito

De forma alguma. Esse é um boato que circula na internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

A mastologista Fabiana Makdissi, do Hospital A C Camargo, em São Paulo, arrisca uma explicação para a origem desse embuste:

“O uso de alguns produtos pode provocar o entupimento de folículos nas axilas, causando pequenas inflamações totalmente benignas”, afirma.

“Aí, algumas pessoas confundem essas lesões com os nódulos do tumor de mama. Mas trata-se de duas coisas distintas”, conclui a especialista.

3 pensamentos em “Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama”

  1. Daiane, qualquer câncer pode matar se não for tratado ou se descoberto tardiamente, no entanto, câncer de mama hoje em dia, é o que menos leva os pacientes à óbito.
    Mesmo que descoberto em fase mais avançada, com cirurgia, quimio e radioterapia, as chances de cura são de mais de 80%. Se descoberto em fase inicial, é 99% de chance de cura e remissão total.
    Os tratamentos estão muito melhores e também estão causando menos efeitos colaterais. Em alguns casos de câncer de mama, a quimioterapia é via oral. Um pouco mais longo, mas sem causar danos maiores.
    Quanto à causar infecções, não pelo câncer em si. Podem acontecer infecções pela imunidade baixa que acontece pela má alimentação, pelo tratamento com quimioterápicos e por depressão (a cabeça ajuda ou atrapalha muito nessas horas!).
    Quanto mais confiante a pessoa estiver e cuidar do corpo e da mente, mais fácil chegar à cura e não permitir a baixa da imunidade.
    Precisando de algo, conte com a gente.
    Um abraço e fique com Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *