A minha Vitória, por Flávia Fernandes

Meu nome é Flávia Fernandes, tenho 36 anos e aos 31 descobri um câncer de mama.

À princípio meu mundo caiu com a notícia e por algumas horas as piores coisas surgiram em minha mente.
Aquela palavrinha “câncer” se repetia como um eco em minha cabeça e eu tive um medo incontrolável do que estava por vir.

Me permiti chorar por 8 horas ininterruptas, mas depois, resolvi que estava na hora de lutar, pois já tinha dado a ele, tempo demais!!

Corri com os exames pré-operatórios, deixei tudo pronto no trabalho e “saí de férias”… dei um tempo pra mim, pra me livrar do meu maior inimigo e que já estava me incomodando por demais.

Após a cirurgia, descubro que é necessário dar continuidade ao tratamento e chega a hora de fazer a famosa quimioterapia!

Outro bicho de 7 cabeças, assustador e que traz consigo vários pontos de interrogação.

Não posso deixar de dizer a importância que minha família teve nisso tudo. Minha mãe que esteve ao meu lado o tempo todo, zelosa e cuidadosa como toda mãezona, desejando estar no meu lugar, mas que, graças a Deus foi comigo e não com ela!! Meus irmãos que, cada um do seu modo me deu a força necessária e o carinho pra que eu não me sentisse só. Meu pai que fez suas preces e fez com que todos os amigos a fizessem também. Tios, primos, cunhados, etc… Cada um com seu jeito, mas todos apoiando e torcendo muito, acreditando na minha força pra superar. Menciono também minha fé e minha religião que me deram a sustentação necessária pra jamais desistir e seguir com perseverança e determinação.

Nesse meio tempo, aparece o orkut em minha vida, num momento importantíssimo e crucial. Tive a felicidade de reencontrar amigos de infância e ver que, apesar da lacuna dos anos que se passaram, todos cresceram e as amizades retomaram, como se apenas tivéssemos nos afastado por conta das férias escolares.

Mas o que o orkut realmente fez na minha vida, foi a oportunidade de criar a primeira comunidade sobre quimioterapia, onde pude trocar idéais com pessoas que já passaram pela quimioterapia e ajudar tantas outras, que estavam em pleno tratamento.

Enquanto o tratamento seguia, novos membros apareciam na comunidade e essa troca de informações aumentava, formando um grupo de pessoas das mais diversas idades e casos diferentes, mas que foi se tornando uma grande família.

Com a comunidade crescendo e eu podendo ajudar e ser ajudada, descobri um lado caridoso, ao qual eu sabia que existia, mas estava mesmo adormecido e me vi tendo a oportunidade de ajudar essas pessoas, pois eu sabia exatamente o que estavam passando.

Bem, hoje já olhando pra trás e vendo que tudo isso é parte do passado, tenho a felicidade de poder estender minhas mãos à quem necessita de auxílio e, nada melhor que alguém que já tenha passado pelo tratamento pra poder entender o que é um câncer na vida.

Em dezembro de 2008, realizei o primeiro orkontro com a turma da comunidade onde tive a oportunidade de conhecer pessoas que passaram ou ainda estão em tratamento; pude abraçar cada uma delas, falei um pouco sobre a prevenção e sobre a vida depois de um câncer, com o medo que sempre existe, mas que não devemos deixar que isso tome conta da gente.

Pretendo, com este site, transmitir informações sobre o tratamento quimioterápico, o que podemos fazer pra prevenção contra o câncer, novas drogas, bem como desmistificar lendas que circulam pela internet.
É meu primeiro site e muita coisa deve ir mudando com o passar do tempo, mas o primeiro passo já foi dado e, assim como é minha vida toda, vai se modificando a cada dia, pois não sei ficar parada e rotina, definitivamente, não é o meu forte!!

Beijos à todos e vamos viver, pois não há nada mais gratificante do que poder respirar com saúde!

Essa foi minha história de sucesso contra o câncer.
Se você também tem uma, compartilhe aqui no Vida Sem Câncer.
Clique aqui e envie sua história.

20 pensamentos em “A minha Vitória, por Flávia Fernandes”

  1. Oi menina Fla, tão menina e tão corajosa. Forjada na luta da vida e pela vida. Parabéns pela determinação e por levar informções preciosas a quem está enfrentando o “bichão”.
    Mulher Fla´, guerreira e corajosas, você é exemplo para outras mulheres. Te gosto muito Chaveirinho.
    Pasio.

  2. Fla – te conheci otimista. Vejo que continua.
    nada melhor que olhar para a frente e … ver o que há na nossa frente! E vc é a prova de que se pode olhar adiante!

    Gosto do teu otimismo. Não o perca!
    bjs
    Tubarão!

  3. eu tive câncer de mama;descobri em agosto de 2007 e terminei o tratamento em julho de 2008.tambem sobrevivi,embora,passei por tudo absolutamente sozinha,não tenho mãe,nem pai,minhas irmãs foram indiferentes,minhas filhas são casadas e sequer me telefonavam e meu marido agravou meu sofrimento.mas eu sempre tive muita fé em Deus e sabia que com 38 anos era muito cedo pra ir embora.Eu sobrevivi,me separei realizei meu maior sonho que era conhecer Paris e aprendi que a pessoa mais importante do mundo pra mim sou eu.Hoje estou em tratamento psiquiatrico para tratar alguns traumas da doença,da decepção com o grande amor da minha vida no momento em que mais precisei e outras emoções que se manifestaram.mas isso não me faz menos feliz de jeito nenhum,ao contrário,hoje eu sou uma pessoa muito melhor que antes da doença.também sou uma vitoriosa!

  4. Flá, é verdade que ficamos muito tempo sem contato. Mas no “reencontro”, descobrir que você teve uma iniciativa tão nobre como esta, é maravilhoso! Como amiga, mulher, profissional de saúde da Oncologia e parente de portadores de câncer, eu te dou meus PARABÉNS!!! Que Deus te dê muita saúde, disposição e Luz p/ q vc continue ajudando aos que precisam. Grande bjo e boa sorte!!!

  5. Olá amiga!
    Lindo texto,bela atitude, belíssima pessoa. Q bom conhecer vc.
    Ah! Só para constar… este ano eu andei sumida da internet… tb andei me livrando de um câncer q não era de mama (era na tireóide).
    Lembrei mto de vc durante meu tratamento. Naquela época eu não queria falar e agora quero virar a página rsrsrsrsrsrsrsrssr
    Um gde bj

  6. Paty, saiba que a força que tenho, vem de comentários bons e encorajadores como o seu!
    Certamente tem muita luta pela frente, mas com o carinho e incentivo de bons amigos, como vc, será mais fácil!!
    Obrigada amiga, pelas palavras carinhosas e, conte comigo no que precisar, assim como sei que posso contar com sua ajuda!
    Grande beijo e que Deus a abençoe muito… saudade imensa de vc!

  7. Marise querida, minha eterna professora!
    Puxa, lamento tanto ter sabido somente agora e fico muito triste por isso.
    Claro que eu entendo seu drama, é normal e muito comum as pessoas sentirem-se dessa forma, porém, podia ter me falado, pelo menos pra reforçar as preces e aumentar as boas vibrações, né? A prece nunca é demais!
    Enfim, não preciso dizer o quanto gosto de vc e o quanto torço sempre pra que fique bem. Precisando, vc sabe que sempre terá minhas duas mãos estendidas. Fique bem!
    Beijos com muito carinho!

  8. Olá como viram meu nome é quiteria,hoje me sinto impotente,sem palavras para ajudar alguém que amo muito,minha irmã aos 27 anos de vida descobriu um cancer de mama,fez quimio,radio,e então,quando estavamos todos torcendo para ver os resultados dos exames.o choque,um nodulo na outra mama,e no mesmo lugar da cirurgia outro. é muito dificil,viemos de longe do interior estudar para ter uma vida melhor,e o que nós encontramos foi dor e sofrimento,no mesmo ano que terminou a faculdade,antes de apresentar o tcc acontece tudo isso com minha irmã,ate hoje o namorado dela esta ao seu lado dando forças,espero que quando ele souber do outro não a deixe pois ela vai precisar muito dele.tenho medo revolta,porque tudo isso.

  9. Quiteria querida, de fato a vida nos prega peças, às vezes, nem tão engraçadas quanto gostaríamos, mas nada disso é em vão.
    A luta, a dor, o sofrimento nos ajudam a crescer, a fortalecer nossa fé, a nos unirmos àqueles que amamos e quando conseguimos dividir nossos fardos, a luta se torna um desafio à vencer.
    Tenha fé minha querida. Você ama muito sua irmã, tenho certeza de que estará a seu lado em todos os momentos.
    Tenho certeza de que o namorado dela, amando-a como já demonstrou, lutará junto até o fim!
    Vamos rezar por ela, nos unir em prece e pedir a Deus que a ampare e proteja.
    Do mais, se precisar de um auxílio quanto a indicação de outros médicos pra ela ver uma segunda opinião, pode falar. E conte comigo também, pras orações. Envio minhas melhores vibrações em benefício dessa irmã de luta.
    Nada de desespero. Fique bem e tenha fé. É só uma fase e vai passar!
    Um grande abraço e força!
    Flávia

  10. Flá, vim fazer aquela visita que prometi estou aqui boquiaberta com esse site. Na verdade estou muito feliz em ver esse espaço e perceber tantas iniciativas suas para ajudar outras pessoas, e se ajudar também.

    Felizmente, nunca passei por tal problema, nem mesmo com alguém próximo. Agradeço a Deus por isso, porque imagino que a jornada para a cura de um câncer deva ser uma luta árdua.

    Mas como Einstein dizia, Deus não joga dados… Então todos os acontecimentos da nossa vida devem ter uma razão. Penso que o importante é manter o otimismo e o entusiasmo durante qualquer interpérie da vida. Acreditar é poder!

    Desejo tudo o que há de melhor para você e para todos os que, de alguma maneira, precisam de apoio e consolo nesse momento.

    Flá, se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo.
    Te conheço há tão pouco tempo, mas vejo que você é uma pessoa iluminada, de muito valor realmente…
    Parabéns por tudo o que você é e o que você faz!

    Super beijo!
    Lu

  11. Fla, as vezes nos perdemos com conversas descomprometidas, divertidas e alegres, como no nosso bar virtual, e deixamos de lado a verdadeira história de cada um que está do outro lado da tela. Visitei seu site, li sua história e a admiro mais que antes e menos que amanhã.

    Parabéns por sua força, sua alegria contagiante e sua beleza (interna e externa).

    Lendo as histórias aqui relatadas faz com que percamos um pouco o medo desse monstro que ataca todos os dias.

    beijos no coração.

  12. Lu, vc me emocionou com suas palavras tão doces.

    De fato a jornada é árdua sim, mas com fé, a batalha fica menos amarga.
    Acho que a maior ajuda que, na verdade, está sendo minha mesmo. O quanto tenho aprendido, nem posso descrever. A experiência é maravilhosa.

    Eu tb acredito que tudo tem uma razão e fico feliz de ter passado por tudo e hj, fiz disso uma missão, que é de ajudar quem está passando pelo problema. Eu acredito na cura de todos.

    Obrigada mesmo, pela acolhida no coração e por oferecer ajuda. Com certeza, em algum momento, essa ajuda virá.

    Um grande beijo pra vc, obrigada mais uma vez e que Deus te abençoe.
    Flá

  13. Helenzita, sabe que o melhor da vida são as amizades que fazemos e que podemos rir, chorar, nos emocionar, falar bobagens juntos, esquecendo um pouco os amargos da vida e aproveitando o que há de melhor.

    Assim eu vejo esses amigos virtu-reais que tenho. Nesses bares virtuais, conheci muita gente de fibra, de coragem e aprendi a admirar cada um.

    Acredite, o bicho não é tão feio quanto parece. Nós podemos mais, quando nos fortalecemos pra vencê-lo!

    Obrigada pelo carinho de sempre. Te gosto muito e te admiro demais.

    Beijão,
    Flá

  14. Me deparo aqui com outra mulher guerreira! Parabéns pela sua coragem e força. Você deve ser merecedora de tudo de bom que te aconteceu. Essas pessoas de fato me deixam orgulhoss!!!!!

  15. vou comecar a minha primira quimio essa semana, tenho medo da agulha e nao do cancer, pois sei que Deus ja me curou, so preciso de coragem para a quimio!! bjs

  16. DESDE JULHO FUI DIAGNOSTICADA COM UM CÂNCER NA MAMA ESQUERDA, E DEPOIS DE MUITAS VIAGENS PARA RECIFE E SALVADOR, OUVINDO MÉDICOS E FAZENDO EXAMES, RESOLVI OUVIR A MAIORIA DELES E COMECEI A QUIMIOTERAPIA ANTES DA CIRURGIA. CONFESSO QUE ME PREPAREI PARA ALGO PIOR, MAS LOUVO A DEUS PORQUE TENHO SUPERADO. ACHEI QUE MEU CABELO NÃO IRIA CAIR, MAS 14 DIAS DEPOIS DA QUIMIO FOI INEVITÁVEL, HOJE ESTÁ FAZENDO 3 DIAS QUE COMEÇARAM A CAIR, CHOREI UMA NOITE, MAS JÁ ESTOU ME DIVERTINDO COM ISSO, GANHEI LINDOS LENÇOS!:) VOU PASSAR POR ESTA BEM LINDA!!! LOUVO A DEUS POR TUDO QUE LI NESTE SITE, POIS TEM ME AJUDADO MUITO A FICAR FORTE! BJSSSSSSSS OBRIGADA!!

  17. olá pessoal,em 2010meu pai foi diagnóticado com linfoma, meu mundo caiu chorei bastante, foram 9 meses de quimio, angústia, muita fé e vontande que Deus concedesse a cura.
    oramos bastante e Deus concedeu a tão esperada cura.
    nesse período aprendi q não há felicidade maior do que ter as pessoas q amamos bem e isso não há dinheiro, bem material ou qualquer outra coisa q compesse.
    E o mais importante ,tenha Deus em seus corações, pois ele é o senhor de nossas vidas e jamais nos daria um fardo, q não pudessemos suportar!!!!!!!
    obrigada!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *